Até à presente data temos alertado as empresas para a falta de condições e medidas de prevenção para o COVID19, que na grande maioria das lojas não existem e quando existem são tão diminutas que não têm qualquer tipo de eficácia.
Estamos a envidar esforços nesta altura junto das empresas para que as medidas difundidas pela DGS sejam adotadas pelas Empresas, pois caso contrário será o próprio Sindicato a alertar a DGS para a falta de condições destes trabalhadores com contacto direto com o público.
A situação nas lojas é alarmante porque além da falta de material de contenção e prevenção para os trabalhadores, estamos a assistir muitas vezes ao desrespeito pelas regras essenciais, como a distância mínima, etc, por parte dos cidadãos, que coloca ainda mais em risco os trabalhadores que heroicamente se mantém a trabalhar perante este enorme cenário de risco para a saúde pública.
Com estes mesmos problemas estão deparados os trabalhadores dos Call Centers. Os teclados e ratos precisam de ser desinfetados constantemente pois existe uma enorme rotatividade nos postos de trabalho. Os ares condicionados não são limpos. Não permitem a estes trabalhadores que possam fazer seu trabalho com as devidas medidas de prevenção, adequadas à sua atividade laboral.