ALTICE – OS TRABALHADORES SÃO PESSOAS SÉRIAS, CARECEM DE SABER A VERDADE PORQUE CHEGÁMOS ATÉ AQUI?

Em 14 de Novembro estava em cima da mesa uma proposta de negociação para aumentos remuneratórios para 2020 e 2021, de respectivamente 2 M€ e 1,5 M€, a ser discutida a sua afectação (salários, diuturnidades, subsídios, etc, ou numa só rúbrica, em algumas, ou em todas elas) pela vontade das Associações Sindicais.

Em 22 de Janeiro a Empresa repete teimosamente que não haverá aumentos em 2019, mas propõe-se pagar, em Março, um “prémio pecuniário extraordinário” entre € 200 (este valor já garantido) e € 300, a cada um dos trabalhadores, como compensação por 2019.

E chegámos à reunião de 2 de Fevereiro, à suspensão das negociações, ao aparecimento da COVID-19, e ao retomar das sessões negociais já só em 14 de Julho último, em que a Empresa, à boleia da pandemia, retira todas as propostas feitas de aumentos remuneratórios.

Importa referir que a revisão da matéria de clausulado estava quase toda já consensualizada, e aqui havia ganhos para os trabalhadores, como já explicámos em comunicado anterior.

Salientar que para aumentos do subsídio de refeição, dado aqui como exemplo, estavam em cima da mesa duas propostas, uma da UNIÃO DE SINDICATOS DA ALTICE, de € 0,50, e outra da Frente Sindical de € 0,35.

A UNIÃO DE SINDICATOS DA ALTICE havia proposto o alargamento do ACT aos trabalhadores da PT Contact, bem como a todas as outras empresas do Grupo ALTICE.

A UNIÃO DE SINDICATOS DA ALTICE tinha lutado pelo valor mínimo a auferir pelos trabalhadores passasse a ser de € 740,00, outro exemplo.

Já se havia deixado os pássaros voar antes da pandemia, devíamos ficar agora na mão com o pássaro que tínhamos ao nosso dispor. Para bem dos trabalhadores. Nesta fase aguda que vivemos o mais importante é o garantir da empregabilidade, os postos de trabalho, e o trabalho.

Tudo o mais é conversa de desespero, e de quem nada tem para oferecer aos trabalhadores que não só os conduzir para estratégias pessoais, e lutas de cariz político-partidário. Mas agora com o Orçamento de Estado 2021 aprovado será altura de voltarem à terra.

Link permanente para este artigo: https://www.sindetelco.pt/comunicados/altice-os-trabalhadores-sao-pessoas-serias-carecem-de-saber-a-verdade-porque-chegamos-ate-aqui/