I CONGRESSO 1981

Eleitos os Delegados ao 1º Congresso do SINDETEL

Decorreram no dia 17 de Junho de 1981, em todo o pais, nos locais de trabalho das empresas de telecomunicações as eleições para os Delegados ao 1º Congresso do SINDETEL.

Com o lema ” Por um Sindicalismo Democratico, Forte e Independente”, ao acto eleitoral só se apresentou uma lista, apresentada pela Comissão Instaladora Nacional do SINDETEL para os 2 círculos eleitorais. O Circulo Eleitoral do Norte era composto por ( 60 Delegados efectivos e 20 suplentes ) e o Circulo Eleitoral do Sul e Ilhas ( 90 Delegados efectivos e 20 suplentes ).

Essa lista, previamente divulgada, obteve o apoio da esmagadora maioria dos associados (já inscritos), pelo que os Delegados Eleitos representaram em pleno a sua vontade no I Congresso do SINDETEL realizado nos dias 27 e 28 de Junho de 1981,na sala Petropolis do Hotel Altis em Lisboa.
Desde a Assembleia Constituinte do SINDETEL, realizada em 8 e 9 de Abril de 1981 e do conhecimento da sua legalização no Ministério do Trabalho, através do B.T.E nº 15 de 15 de Maio de 1981, que a adesão ao SINDETEL foi constante e crescente, de forma que atingiu mais de um miIhar de associados, até Agosto de 1981.

Apesar das calúnias e insultos lançados pelos inimigos da democracia sindical, o projecto SINDETEL avança com passos seguros e firmes, ultrapassando com convicção todas as dificuldades surgidas.

Tanto nos TLP, como nos CTT, como na MARCONI é cada vez maior o apoio ao SINDETEL expresso em novas inscrições, sendo que a própria Comissão Instaladora Nacional tem dificuldades em acompanhar tal apoio, devido às suas naturais ( e inevitáveis ) dificuldades de funcionamento, quer humano quer material. As instalações do SINDETEL são provisórias , cedidas pelo SINDEQ, na Rua Sampaio Pina nº 50 R/C, em Lisboa. Também as instalações da Delegação Norte funcionam provisoriamente na Rua da Constituição nº 707 1ª sala E, no Porto.

O projecto SINDETEL é o futuro dos trabalhadores das Telecomunicações, por isso ele avança e consolida-se. O SINDETELCO é a única alternativa real ao sindicalismo corporativo e antidemocrático, por isso ele cada vez recolhe e recolherá mais apoios.

O projecto SINDETEL é a primeira e única grande experiência de sindicalismo vertical no sector das Telecomunicações, por isso ele é um facto e será cada vez maior a sua implantação junto dos trabalhadores do sector.

Este Congresso foi presidido pelo Sr. João Esteves da Silva, e a restante mesa; Vice presidente Sr. Luís Filipe Penedo Neves; como secretários, Sr. Alberto Adriano da Rocha Oliveira, Sr. Carlos Alberto Simões Vicente e Srª Maria Lídia Rosa Morais Macedo, tendo a seguinte:

ORDEM DE TRABALHOS
1 – Eleição da mesa do Congresso e da comissão de verificação de poderes.
2 – Aprovação do Regimento do Congresso.
3 – Apresentação e aprovação do Relatório da Comissão Instaladora.
4 – Ratificação dos Estatutos do SINDETEL.
5 – Dicussão e aprovação do Regulamento de Disciplina.
6 – Discussão e aprovação do Programa de Acção.
7 – Eleição do Conselho Geral, do Conselho de Disciplina, do Conselho Fiscalizador de Contas e do Secretariado Nacional.
Neste Congresso aprovou-se a alteração da sigla e nome do Sindicato para SINDETELCO e o Boletim Informativo passou a designar-se TELECO.

Recebeu-se vãrias saudações de organizações sindicais nacionais e estrangeiras, e estiveram presentes vãrias entidades, que salientamos: – IPTT; UGT; CISL – Italia; UCW – Inglaterra; SBSI; SINDEQ; FETTC – UGT – Espanha; Comité das Mulheres da UGT; DPG; SINTETEL- Sâo Paulo; SITRA; SETAA; SINTAP; Fundação Oliveira Martins e Fundação Friedrich Ebert. Usaram da palavra no Congresso vários oradores de que salientamos o Sr. Jean Michel Aubry, o Sr.Salvatore Villa; Sr. Slates; Sr. Delmiro Carreira e o Sr. Miguel Anguel.

O resultado das votações, dos 150 delegados ao Congresso, para os orgãos nacionais, triénio 1981/84, foi o seguinte:

Secretariado Nacional Conselho Fiscalizador de Contas Conselho de Disciplina Conselho Geral
SIM 106 110 111 102
NÃO 13 9 8 17
BRANCOS 3 4 3 2
NULOS 1 0 1 2
TOTAL 123 123 123 123

.