A IMPORTÂNCIA DO SINDICATO E DE ESTAR SINDICALIZADO

É comum nos dias de hoje ouvirmos um discurso de desvalorização do papel dos Sindicatos na vida pública. Tal facto além de não corresponder à verdade, tem por trás intenções que passam pela desvalorização do valor do trabalho, dos trabalhadores e de quem os representa.

Os Sindicatos surgiram na sociedade pela necessidade de conquistar melhores condições de trabalho e salários mais justos e têm assumido ao longo dos anos um papel primordial na conquista e defesa de direitos para os trabalhadores. Querer desvalorizar o papel dos Sindicatos é querer deliberadamente desvalorizar o trabalho e os trabalhadores. Esta é uma agenda que devemos combater, sob pena de estarmos a caminhar para uma crise profunda nos direitos e valores laborais que tantas décadas demoraram a conquistar.

Estar sindicalizado é um investimento e não um encargo!

Através do SINDETELCO os trabalhadores podem obter aconselhamento jurídico gratuito, informações privilegiadas sobre as suas empresas, integrar processos judiciais conjuntos ou individuais contra a sua entidade empregadora, beneficiar dos programas de ação social que dispomos, beneficiar dos protocolos com empresas que lhes permitem ter descontos em produtos e serviços (por exemplo em universidades, SAMS, BP, unidades hoteleiras, farmácias, etc.). Acresce ainda que no final do ano pode abater as suas quotas sindicais em sede de IRS, ou seja, tem garantido um benefício fiscal por ter descontado para o Sindicato.

O SINDETELCO foi fundado em Abril de 1981. Atuamos nas áreas dos Correios, Telecomunicações, Media e Serviços. Queremos continuar a defender o valor do seu trabalho e os direitos de todos os trabalhadores.

Ver o comunicado na íntegra

Link permanente para este artigo: https://www.sindetelco.pt/comunicados/a-importancia-do-sindicato-e-de-estar-sindicalizado/